WeWork logo
Ideas
Você já conhece os sete fatores-chave para um ambiente de trabalho feliz?

Você já conhece os sete fatores-chave para um ambiente de trabalho feliz?

Os trabalhadores latino-americanos passam cerca de oito horas por dia em seus escritórios e já se sabe que não basta apenas ter um salário no final do mês para ter funcionários motivados, mas também ter um ambiente de trabalho agradável, com benefícios e onde eles se sintam valorizados e remunerados faz a diferença na hora de atrair e reter bons talentos.

A própria Organização Mundial da Saúde enfatiza que as políticas e medidas destinadas a melhorar a saúde mental dos funcionários têm um impacto significativo sobre eles e sobre a produtividade ("Mental Health at Work" Report 2022). Portanto, no âmbito do Dia Internacional da Felicidade, compartilhamos sete dicas para que organizações de todos os portes saibam quais condições aplicar facilmente para criar locais de trabalho felizes:

Política de portas abertas

Um dos pontos mais importantes é ter canais de comunicação abertos. A mera possibilidade de ter uma comunicação aberta e de ter espaços para isso motiva os funcionários, pois é uma certeza de que eles podem falar sobre como se sentem e, ao mesmo tempo, estar predispostos ao feedback. No final das contas, nossos funcionários são o coração da empresa e, se o funcionário não estiver emocionalmente bem, ele não trabalhará adequadamente.  

Planos de desenvolvimento de talentos

Os funcionários querem sentir que você está investindo neles e em seu desenvolvimento profissional, portanto, uma maneira de beneficiar a empresa e o funcionário é ter programas de treinamento e educação contínua. Educar bons funcionários em uma variedade de assuntos, como liderança, inglês, uso de ferramentas e até mesmo em habilidades sobre como fazer melhor seu trabalho (gerenciamento de tempo e outros) é sempre um investimento.

Estabeleça uma estratégia de "grupos comunitários de funcionários"

Uma maneira de garantir que todos os funcionários se sintam representados e parte ativa da empresa é com os "Grupos Comunitários de Funcionários", uma ferramenta amplamente utilizada em grandes empresas em todo o mundo, para a escuta ativa e a promoção de espaços de participação destinados a grupos específicos, como pais, migrantes, mulheres, membros da comunidade LGBTI e outros. Isso promove a expressão de preocupações e a integração em um ambiente de confiança.

Flexibilidade de tempo e lugar

Isso não é novo, a pandemia serviu para estabelecer os arranjos de trabalho flexíveis como uma realidade. Esse fator contribui para a felicidade instantânea dos trabalhadores, pois o fato de poderem se deslocar entre diferentes locais de trabalho (seja em casa ou no escritório) e, além disso, em horários mais livres, permite uma melhor combinação entre trabalho e vida pessoal.

Código de vestimenta flexível

Quando um código de vestimenta específico não é necessário para os objetivos da empresa, é sempre uma boa ideia avaliar essas condições. É importante considerar que o traje formal implica um custo adicional para os funcionários, portanto, poder ir ao trabalho sem ter de cumprir essas exigências demonstra flexibilidade e desestressa o ambiente. Se for necessário usar determinado traje, ou mesmo se for exigido um uniforme, é sempre recomendável avaliar dias mais flexíveis, como o tradicional "dia do jeans" ou as "sextas-feiras casuais".

Mulheres e homens com filhos com melhores benefícios

Além de tudo o que é legal, pode ser muito apreciado pelos funcionários do sexo masculino ter benefícios especiais quando se tornam pais. Compartilhar com os filhos recém-nascidos com mais liberdade definitivamente contribui para a felicidade das pessoas. Também é fundamental transmitir flexibilidade para mães e pais em termos gerais.

Animais de estimação no escritório? Excelente ideia!

Esse ponto foi implementado em algumas empresas, após a pandemia da Covid-19, e certamente é algo que contribui para um ambiente mais feliz. Um efeito semelhante ao estímulo já gerado por fatores que estão em vigor há anos, como dias de folga para aniversários, dias de férias progressivas, benefício de creches e berçários, entre outros.

A criação de um ambiente de trabalho feliz envolve a consideração de vários fatores que contribuem para a satisfação e o bem-estar dos funcionários. Ao implementar uma comunicação aberta, programas de desenvolvimento de talentos, grupos comunitários de funcionários, arranjos flexíveis, códigos de vestimenta mais flexíveis, benefícios aprimorados para os pais e políticas que aceitam animais de estimação, as organizações podem cultivar uma cultura de felicidade, atraindo e retendo os melhores talentos. Vamos priorizar a felicidade no local de trabalho e criar um ambiente positivo e produtivo para todos.

Junte-se a nós na construção de um local de trabalho mais feliz e colha os benefícios de uma equipe motivada e engajada.




Te resultó útil este artículo Este artigo foi últil?